CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 07/07/2023 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Município de Major Sales atinge índice de Vacinação Contra a Febre Aftosa.

A Secretaria Municipal de Agricultura, atingiu o índice de Vacinação Contra a Febre Aftosa solicitado pelo MAPA/IDIARN que é de 95%.

Nesta Etapa, Major Sales imunizou um rebanho bovino de 2.187 animais, equivalente a 98,78% do rebanho total do município, atendendo 134 criadores.


Nossos agradecimentos ao parceiros: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e toda a Assessoria Técnica da Secretária Municipal de Agricultura.

#Agricultura 01/05/2023 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. RN inicia 1ª etapa da Campanha Contra Febre Aftosa.

Entre os dias 01 e 31 de maio, acontece a campanha contra febre aftosa. Os produtores devem adquirir as vacinas, obrigatórias para todos os animais bovinos e bubalinos. Lembrando que, após a vacinação, é preciso declarar o rebanho até o dia 15 de junho na Secretaria Municipal de Agricultura.

O objetivo é atingir a marca máxima de animais imunizados para que o RN continue tendo uma das maiores coberturas vacinais de todo o Nordeste. Nosso estado é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde como livre da febre aftosa, sem apresentar casos desde 2014.

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando perdas na produção de leite e carnes.

#Agricultura 14/12/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura inicia cadastramento de agricultores para o Programa Corte de Terra 2023.

Teve início o cadastramento para o PROGRAMA CORTE DE TERRA 2023. A Prefeitura Municipal mais uma vez destinará o serviço gratuitamente para os agricultores majorsalenses.

O cadastro está sendo realizada de segunda a sexta, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura Municipal.


Para efetuar a inscrição no programa, o agricultor deve apresentar CPF e RG.

#Agricultura 01/11/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa acontece durante todo o mês de novembro. Após vacinar, o produtor deverá declarar o rebanho até o dia 15 de dezembro na Secretaria Municipal de Agricultura.
#Agricultura 04/05/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa teve inicio desde o dia 01 de maio.

1 - Quais animais devem ser vacinados?

Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades e acontece em todos os municípios do Rio Grande do Norte.

2- Onde adquirir a vacina?

O produtor cadastrado junto ao Idiarn deve adquirir sua vacina em uma das revendas autorizadas a comercialização.

3 - E a declaração?

Após vacinar todos os animais, o criador deve declarar o rebanho até 15 de junho. A declaração pode ser feita na Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta, das 08h às 12h.

É hora de vacinar!

#Agricultura 16/03/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Em parceria com a EMATER, Secretaria de Agricultura entrega sementes para os pequenos agricultores majorsalenses.

Secretaria Municipal de Agricultura, realizou no início desta semana, a distribuição de sementes para os pequenos agricultores majorsalenses. A ação que fortalece a agricultura familiar, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e EMATER/RN, por meio do Programa Banco de Sementes do Governo do Estado.

4.050 quilos de sementes foram distribuídos, divididos em 3.110 kg de milho e 940 kg de sorgo, beneficiando 252 agricultores.

#Agricultura 31/01/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura abre cadastramento de proprietários de terra para recebimento de mudas de cajuzeiro.

Atenção proprietários de terra! Está aberto o cadastramento para recebimento de mudas de cajueiro. Os interessados deverão se direcionar a Secretaria Municipal de Agricultura, no período de 31 de janeiro a 04 de fevereiro, das 08h às 12h, munidos dos documentos pessoais.

#Agricultura 20/01/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura inicia entrega dos boletos de adesão ao Programa Seguro Safra 2021/2022.

Estão disponíveis até o dia 31 de janeiro os boletos de adesão ao Programa Seguro Safra 2021/2022.

Os beneficiários já cadastrados deverão se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda à sexta, das 08h às 12h, munidos dos documentos pessoais.

#Agricultura 13/01/2022 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura inicia execução do Programa Corte de Terra 2022.

Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou a execução do Programa Corte de Terra 2022. Quatro tratores equipados estão em campo atendendo gratuitamente os agricultores majorsalenses.

O programa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da Agricultura Familiar do município, através do preparo do solo para o plantio de arroz, feijão, milho e ainda capim e sorgo forrageiro.

Para a secretária de agricultura, Wadna Cruz, a relevância do programa é maior, principalmente para aqueles agricultores que não possuem condições de contratar tratores particulares, pois operações como as que vem sendo realizadas, representam até 50% dos custos de produção.

188 agricultores já fizeram o cadastro no programa, as inscrições seguem durante todo o período chuvoso. Os interessados deverão se direcionar até a Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta, das 08h às 12h00, munidos dos documentos pessoais.

#Agricultura 10/12/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Município firma parcerias visando promover políticas públicas que beneficiem os agricultores e pequenos produtores.

O controlador geral do município de Major Sales, Carlos José Fernandes e a secretária municipal de agricultura, Wadna Cruz, receberam nesta quinta-feira, 09, na Prefeitura Municipal, o gestor regional da EMATER/RN, Expedito Salviano e o assessor, Chico Nunes. O encontro bastante positivo tratou de parcerias entre a EMATER/RN e o município de Major Sales, visando promover políticas públicas que beneficiem os agricultores e pequenos produtores majorsalenses.

#Agricultura 10/12/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Major Sales recebe visita Diretor de desenvolvimento tecnológico e produção do DNOCS.

O Diretor de desenvolvimento tecnológico e produção do DNOCS, Thales Fernandes, visitou o município de Major Sales, na oportunidade foi recebido pela prefeita Maria Elce e a secretaria municipal de agricultura, Wadna Cruz. A visita serviu para conversar sobre as ações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na região, bem como, realizar o peixamento do Açude Público Gessem e mais 12 pequenos açudes localizados nas comunidades do município. Cerca de 20 mil alevinos da espécie Tilápia do Nilo foram distribuídos contribuindo para a atividade da pesca, incentivando a tradição artesanal como fonte de alimentação e geração de renda.

#Agricultura 09/12/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura inicia cadastramento para o Programa Corte de Terra 2022.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Major Sales, comunica aos agricultores que já teve início o cadastramento para o PROGRAMA CORTE DE TERRA 2022, onde a gestão municipal destina o corte de terra gratuito para os majorsalenses, buscando fortalecer a agricultura familiar.

Os cadastros estão sendo realizados de segunda a sexta, das 08h às 12h, na Secretaria de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura Municipal.

Para efetuar a inscrição, o agricultor deve apresentar CPF e RG.

#Agricultura 11/11/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura e EMATER promovem mutirão para emissão de DAPs.

A Secretaria Municipal de Agricultura, em uma ação conjunta com a Emater Regional de Pau dos Ferros, realizou no último dia 27 de outubro, um mutirão para emissão do DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), o documento possibilita o acesso às políticas públicas voltadas para a agricultura familiar tais como: crédito rural, garantia safra, PAA e PNAE.

#Agricultura 11/11/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa.

Neste segundo momento, somente os animais de 0 a 24 meses precisam ser vacinados, mas todos devem ser declarados.

A declaração poderá ser realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, de segunda a sexta, das 08h às 12h.

#Agricultura 27/08/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

A Prefeitura Municipal de Major Sales está realizando Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, destinados a merenda escolar dos alunos matriculados nas Unidades de Ensinos mantidos pela municipalidade.

Os interessados em participar, deverão apresentar a documentação para habilitação e projeto de venda até dia 05 de setembro na Secretaria Municipal de Educação ou na sala da Comissão Especial de Licitação, localizadas na sede da Prefeitura Municipal.

Os agricultores poderão buscar informações detalhadas e orientações sobre a elaboração do projeto na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada também na sede da Prefeitura, nos dias e horários de expedientes (segunda a sexta, das 08h às 12h).

#Agricultura 22/06/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Major Sales executa o Programa Municipal de Silagem.

A parceria entre Prefeitura Municipal e EMATER/RN, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, têm garantido a produção de silagem para agricultores familiares e pequenos criadores de animais do município de Major Sales. A EMATER disponibiliza a máquina ensiladeira e a Prefeitura entra com os serviços de tratores e operadores, enquanto os agricultores ficam responsáveis pelos trabalhadores que auxiliam no processo.

A ação está beneficiando 12 agricultores e criadores das diversas comunidades rurais do município e irá produzir cerca de 165 toneladas de silagem de sorgo forrageiro, milho, capim e cana de açúcar.

#Agricultura 01/06/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Tem início a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2021.

Começa hoje (01) a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa 2021. Nessa primeira etapa que segue até o dia 30, todo o rebanho deverá ser vacinado.

Após a vacina, o produtor deverá realizar a declaração na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

#Agricultura 26/05/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura realiza peixamento do Açude Público Gessem.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, realizou no último dia 18 de maio, o peixamento do Açude Público Gessem, com cerca de 20 mil alevinos da espécie Tilápia do Nilo. A ação garante sustentabilidade à atividade da pesca, incentivando a tradição artesanal como fonte de alimentação e geração de renda.

#Agricultura 07/05/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Depois de 10 anos, Açude Gessem poderá transbordar nos próximos dias. O Açude Gessem, conhecido popularmente como Açude do Saco, foi construindo no ano de 1985. Após uma ampliação significativa concluída no ano de 2006, o reservatório passou a comportar uma capacidade de 4.042.550 m³ (quatro milhões, quarenta e dois mil, quinhentos e cinquenta metros cúbicos de água). O Açude Gessem transbordou pela última vez no ano de 2011. Hoje o reservatório público que é responsável pelo abastecimento de cerca de 1.938 residências, além de pontos comerciais em toda a zona urbana e rural de Major Sales, está prestes a transbordar após 10 anos.
#Agricultura 12/03/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura executa o Programa Corte de Terra 2021.

A agricultura é base da economia do município de Major Sales, por isso, a Prefeitura investe na promoção de políticas públicas que beneficiem o homem do campo. O Programa Corte de Terra é uma das iniciativas que está em execução e pretende beneficiar mais de 200 agricultores. Paralelo a essa ação, a Secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado, realizou a distribuição de sementes para os agricultores cadastrados no Banco de Sementes. Com atitudes como estas, o homem do campo consegue aproveitar as chuvas garantindo maior produção e geração de renda.

#Agricultura 26/02/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Secretaria de Agricultura realiza entrega de sementes para agricultores do município.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Major Sales e EMATER/RN, realizaram na última terça-feira, 23, a entrega de sementes aos agricultores do município. A ação que incentiva e fortalece o homem do campo, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio do Programa Banco de Sementes da Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca.

Ao todo foram distribuídos 1.870 quilos de sementes de milho e 780 quilos de sementes de sorgo, beneficiando 211 agricultores.

#Agricultura 25/01/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Famílias recebem sementes crioulas para manter a agricultura tradicional.

A EMATER-RN em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, distribuiu na última sexta-feira (22), 275kg de sementes crioulas para os agricultores familiares com DAP ativa no município de Major Sales. A ação beneficiou 25 famílias que realizaram o cadastro para o recebimento das sementes de arroz vermelho, feijão de corda da variedade pingo de ouro, fava e sorgo forrageiro.

O Programa Estadual de Sementes Crioulas busca fortalecer a sustentabilidade das unidades familiares, estimulando a utilização de sementes localmente adaptadas à realidade ambiental e social da agricultura familiar do RN.

As sementes crioulas são materiais vegetais historicamente plantados pelas famílias rurais, sendo mais adaptadas as condições climáticas (com ciclo de secas periódicas) típicas da maior parte do território potiguar.

A distribuição está inserida no Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) e permite que o governo do RN compre as sementes de cooperativas, associações e outras organizações da agricultura familiar. O programa é executado em parceria com entidades da sociedade civil, vinculadas à Articulação do Semiárido Potiguar (ASA) e movimentos sociais, e Conab.

#Agricultura 08/01/2021 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura inicia cadastro para o Programa Corte de Terra 2021.


Com a aproximação do período das chuvas, a Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciará na próxima segunda-feira, 11, o cadastro para o Programa Corte de Terra 2021. A iniciativa determinada pela prefeita Maria Elce, visa disponibilizar aos pequenos produtores do município o corte de terra gratuito.

Os agricultores interessados deverão comparecer na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura Municipal, munidos dos documentos: RG e CPF. O expediente acontece de segunda a sexta no horário de 07h00 às 12h00.

#AgriculturaParaTodos 23/11/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. 2ª etapa da campanha de vacinção contra a febre aftosa.
#AgriculturaParaTodos 01/06/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Campanha de vacinação contra febre aftosa começou nesta segunda-feira (1º) no RN

Começou hoje, 01 de junho, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), é obrigatória a vacina em bovinos e bubalinos de todas as idades. A campanha acontece durante todo o mês de junho.

A vacina deve ser comprada pelo produtor, que é cadastrado no Idiarn, em uma das lojas autorizadas. Após a compra, ela deve ser aplicada nos animais. O produtor tem até o dia 15 de julho para declarar a vacinação do rebanho na Secretaria Municipal de Agricultura de Major Sales, localizada na sede da Prefeitura, no horário de 08h00 às 12h00 de segunda a sexta-feira.

#AgriculturaParaTodos 16/03/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura segue executando o Programa Corte de Terra - 2020 Aproximandamente 100 mil reais foram investidos para a manutenção do programa.
#AgriculturaParaTodos 13/02/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Programa Corte de Terra - Comunicado Importante!

Atenção agricultores do município de Major Sales.

#AgriculturaParaTodos 11/02/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura e parceiros realizam entrega de sementes.

A Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com a EMATER/RN e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram nesta segunda e terça, 10 e 11 de fevereiro, a entrega de sementes de sorgo e milho para os agricultores cadastrados no banco de sementes do município. A ação faz parte da política de fortalecimento da agricultura familiar.

Além da distribuição de sementes, a Prefeitura Municipal oferta o Programa Corte de Terra, sem custo nenhum para os trabalhadores rurais. Quatro tratores já estão executando os serviços de aragem do solo, o programa pretende beneficiar a todos de forma igualitária.

#AgriculturaParaTodos 07/01/2020 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Programa Corte de Terra - Inscrições Abertas. A Prefeitura de Major Sales, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, já iniciou as inscrições para o Programa de Corte de Terra 2020.

Sem custo nenhum para os trabalhadores rurais, o Programa pretende beneficiar a todos de forma igualitária.

>> Inscrições:
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h na Secretaria
Municipal de Agricultura - Prefeitura Municipal.

>> DOCUMENTOS:
Cópias - RG, CPF e Comprovante de Residência.
#AgriculturaParaTodos 06/11/2019 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura realiza 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) começou a segunda etapa da campanha de vacinação dos rebanhos do estado contra a febre aftosa, que será realizada durante todo o mês de novembro.

Nesta etapa, a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, correspondendo a 30% do rebanho atual, porém, todos os animais deverão ser declarados.

O produtor majorsalense cadastrado no Idiarn deve adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar os animais e declarar o rebanho na Secretaria Municipal de Agricultura de Major Sales.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando perda na produção de leite e carnes.

Em maio 2014, o estado foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com o status, o estado fica autorizado a exportar seus animais, o que beneficia a economia e o agronegócio.
#AgriculturaParaTodos 27/05/2019 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura presta contas do Programa Corte de Terras 2019. A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, concluiu com êxito o Programa Corte de Terra 2019. Os investimentos superaram o valor de 80 mil reais (recursos próprios) e beneficiou diretamente 189 famílias. Assista!
#AgriculturaParaTodos 16/01/2019 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura inicia a execução do Programa Corte de Terra 2019. A Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início ao Programa Corte de Terra 2019. Cinco tratores estão trabalhando diariamente visando atender todos os agricultores do município.




O Prefeito Thales Fernandes, fez uma visita ao sítio Canta Galo na tarde desta terça-feira, 15, para acompanhar de perto a execução dos trabalhos e conversar com os agricultores sobre as demandas e exepectativas para o inverno deste ano.

#Agricultura 08/01/2019 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Tem início o Programa Corte de Terra para os agricultores do município. A Prefeitura de Major Sales, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, deu início ao Programa de Corte de Terra que irá beneficiar os agricultores majorsalenses.

Sem custo nenhum para os trabalhadores rurais, a Prefeitura Municipal disponibilizará duas horas de corte de terra com as máquinas agrícolas de modo igualitário. O único requisito é a realização de um cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no Centro Administrativo, que pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 07h00 às 13h00. Os interessados deverão apresentar os documentos pessoais e informações da área rural.
#Agricultura 06/11/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Já teve início a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Teve início no dia 1º de novembro, a segunda etapa anual da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a multa.

Os criadores deverão comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura para declarar a vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 16h. O prazo para declaração se encerra no dia 15 de dezembro.
#AgriculturaParaTodos 10/05/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Campanha contra a febre aftosa segue até o dia 31. A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 31 deste mês. O objetivo é imunizar cerca de 97% dos bovinos e bubalinos do estado. A vacinação visa manter o rebanho potiguar livre da febre aftosa, mantendo o Rio Grande do Norte livre da doença.

A primeira etapa consiste em vacinar os animais de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e vacinar seus animais.
Os rebanhos do município de Major Sales devem ser declarados até o dia 15 de junho na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na sede da Prefeitura.

A vacinação e também a declaração dos rebanhos é de extrema importância, podendo gerar multas, além da impossibilidade de movimentação dos animais por parte dos produtores. O acesso a linhas de crédito rurais e benefícios de órgãos estaduais e federais também ficam retidos.
#Comunicação 16/04/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. COMUNICADO: Pausa no abastecimento de água. A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Abastecimento, comunica que o Sistema de Abastecimento de Água do Município de Major Sales está desligado no momento. O motivo é a identificação de um vazamento no encanamento que leva a água do açude até a caixa d'água de distribuição.

A equipe já se encontra no local para solucionar o problema. O abastecimento voltará ao normal amanhã, 17 de abril.
#AgriculturaParaTodos 13/04/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeito Thales Fernandes assina adesão ao Garantia Safra 2017/2018. O Prefeito Thales Fernandes assinou na última quarta-feira,11, nas dependências da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), o termo de adesão do Garantia Safra 2017/2018. O Programa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

Nesta edição, o município conta com a adesão de 158 agricultores. O aporte financeiro da Prefeitura Municipal no programa é de R$ 8.058,00.

Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra e que forem verificadas perdas comprovadas acima de 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, têm direito ao benefício, sob a condição de estarem em dia com os seus boletos.

Em Major Sales os boletos são distribuídos e conferidos pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Abastecimento.
#AgriculturaParaTodos 05/03/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Agricultura executa Programa Corte de Terra 2018. A Prefeitura Municipal de Major Sales está executando por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa Corte de Terra. A iniciativa pretende beneficiar todos os agricultores do município durante o período chuvoso. Três tratores estão em campo atendendo a demanda dos mais de 200 produtores rurais já inscritos.




#AgriculturaParaTodos 23/02/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura entrega sementes aos produtores rurais do município. A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a EMATER/RN e o Sindicato dos Trabalhos Rurais, deu início a distribuição de 3.220 kg de milho e 970 kg de sorgo para 320 famílias de produtores rurais do município cadastradas no Banco de Sementes.

Adquiridos pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e da Pecuária do RN (sape), a entrega dos grãos em Major Sales, começou a ser realizada nesta quinta-feira, 22, e permanecerá sendo entregue até durar o estoque na sede da EMATER local (Rua Francisco André de Morais, próximo a Creche São João Batista).
#Comunicação 02/02/2018 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Racionamento de água em Major Sales ficará mais rigoroso. A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Abastecimento, comunica que a partir de segunda-feira, 05 de fevereiro, o racionamento de água no município de Major Sales ficará mais rigoroso.

De acordo com o Secretário Kelyson Mafaldo, o nível de água do Açude Público Gessem está em estado crítico, e se a estiagem se prologar o reservatório entrará em colapso, por esse motivo o serviço de abastecimento de água na zona urbana e rural seguirá um novo cronograma. A população deverá ficar atenta para os dias e horários.

ZONA URBANA:
Segunda, terça e quarta | 24 horas

FAZENDA NOVA E SÃO MIGUEL:
Segunda, terça, quinta e sexta | 5h00 às 17h00

DAMASCO, SUSSUARANA, CANTA GALO, LAGOA CERCADA, OITIS, CARRAPATEIRA E CANA BRAVA:
Quarta e sábado | 5h00 às 17h00

BOM JARDIM E LOURENÇO:
Permanece o abastecimento em Carro Pipa conforme a necessidade dos moradores.

Diante da situação em que o município se encontra em relação à falta d'água, é muito importante a cooperação por parte da população, usando da criatividade para economizar o precioso líquido.
#AgriculturaParaTodos 21/12/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Prefeitura inicia inscrições para o Programa Corte de Terra 2017. A Prefeitura de Major Sales já iniciou os procedimentos para inscrever agricultores e pequenos produtores rurais do município para o Programa Corte de Terra 2018, que tem a previsão de beneficiar todas as comunidades rurais. As inscrições começarão terça-feira (26) e seguirá durante todo o período de chuvas.

Para se inscrever no programa, os interessados deverão se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura localizada na sede da Prefeitura Municipal, munidos dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e informações da área rural.
#AgriculturaParaTodos 29/11/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Major Sales implanta Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos. Na última terça-feira, 28, foi realizada em Major Sales, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a reunião com representantes de diversos seguimentos do município para a implantação do Comitê Gestor Municipal do Programa “Água Para Todos”, que irá contar com representantes de entidades da sociedade civil e de instituições públicas, entre elas secretários municipais, presidentes de associações comunitárias, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros.

O evento contou com a presença da equipe técnica do programa e autoridades municipais, a exemplo do prefeito Thales Fernandes e do presidente da Câmara de vereadores Fabiano Dias.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

O município de Major Sales inicialmente será contemplado com a perfuração de dois poços artesianos que beneficiarão as comunidades rurais com maior número de habitantes.
#AgriculturaParaTodos 17/10/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Município de Major Sales passará por Censo agropecuário. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou desde o dia 1º de outubro o 10º Censo Agropecuário. Até fevereiro de 2018, recenseadores irão visitar propriedades e estabelecimentos agropecuários em todo o País para coletar informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.

O passo inicial para divulgação do censo no município de Major Sales se deu com uma reunião no último dia 10, para a formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística. Participam da comissão representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara Municipal de Vereadores entre outras entidades.

Segundo o supervisor do IBGE, Carlos Barbosa, o censo será a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do Brasil, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados. “E para que essa pesquisa seja fiel à realidade dos municípios, precisamos do envolvimento das prefeituras e das entidades ligadas ao setor agrícola para que orientem os produtores a receber os recenseadores e a responder da forma mais fiel aos questionamentos”, comenta.

O Censo Agro 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isso permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas. O censo também auxilia os governos, principalmente o municipal na captação de recursos para a área agrícola. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018
#AgriculturaParaTodos 29/09/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Vídeo: Açude Público Gessem encontra-se com menos de 30% de sua capacidade hídrica. E SE A FONTE SECAR?

Major Sales é um dos poucos municípios do Rio Grande do Norte que ainda não entrou em colapso no abastecimento de água, graças ao Açude Público Gessem que abastece toda zona urbana e rural. O manancial encontra-se com menos de 30% de sua capacidade hídrica e a população corre o grande risco de ficar sem água nas torneiras se não fizerem um uso racional. Diversas medidas para a economia da água estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recurso Hídricos e Abastecfimento, porém o bom êxito depende do apoio de toda a população.

Não deixe pra economizar depois que acabar. Faça o uso racional da água.






Denuncie o desperdício pelo fone: (84) 3388-0111 ou pela ouvidoria através do link disponibilizado abaixo.
#AgriculturaParaTodos 25/09/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Proibida a pesca no Açude Público Gessem.

A Prefeitura Municipal de Major Sales por meio da Portaria de nº 113/2017 - GP, de 14 de setembro de 2017, proibiu qualquer tipo de pesca, utilizando-se de qualquer tipo de apetrecho, como rede, emalhe, de espera ou de cerco, tarrafas, linha de anzol e etc, nas águas do Açude Público Gessem, por tempo indeterminado.


A medida foi tomada devido a falta de precipitações pluviométricas na bacia do açude. A prática da pesca profissional ou amadora pode comprometer o ecossistema e a qualidade da água, visto que o reservatório é, basicamente, a única fonte de abastecimento do município.


O descumprimento da Portaria, incorrerão nas sanções previstas na Lei dos Crimes Ambientais.


Leia a Portaria na íntegra, link disponibilizado a seguir.
#AgriculturaParaTodos 22/09/2017 AGRICULTURA, R. HÍDRICOS E ABAST. Secretária de Obras e Urbanismo passa a responder interinamente pela pasta da Agricultura. A Secretária Municipal de Obras e Urbanismo, Ana Lígia, esteve reunida no inicio desta semana com todos os funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Abastecimento. A Secretária aproveitou para comunicar que está respondendo interinamente pela pasta da Agricultura até a gestão empossar um novo Secretário.

Na pauta da reunião foram discutidos diversos assuntos pertinentes à melhoria do desempenho dos serviços prestados a população. Ana Lígia buscou saber dos funcionários as dificuldades existentes e discutiu estratégias de trabalho. “Vamos nos unir e fazer um trabalho que atenda com mais eficiência nossos munícipes, especialmente nossos agricultores. Temos uma boa equipe, com força de vontade faremos um trabalho ainda melhor.” Destacou.

O encontro tratou também sobre o cronograma de atendimentos das demandas, especialmente dos carros pipas, tratores e máquinas pesadas. Outro assunto prioritário foi a melhoria no abastecimento de água e as medidas para a conscientização do uso racional da água.

www.majorsales.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 01:44:57