CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 17/04/2024 SAÚDE Em Major Sales, parceria entre Saúde e Educação na luta contra a Dengue se destaca como modelo nacional.

Em Major Sales, uma iniciativa está se destacando na batalha contra a Dengue. Uma parceria estratégica entre a Saúde e Educação tem mostrado resultados positivos na conscientização e prevenção dessa doença transmitida pelo Aedes Aegypt.

Recentemente, a cidade teve o privilégio de receber a equipe do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), de Brasília, para a produção de um web documentário que irá destacar o sucesso do projeto liderado pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

A abordagem inovadora desta ação intersetorial envolve ensinar de maneira lúdica e educativa nas escolas as crianças e adolescentes do município sobre os cuidados preventivos contra a Dengue. Elas não apenas absorvem essas informações, mas também as levam para suas casas, compartilhando com suas famílias.

O documentário em produção será uma janela para o mundo, exibindo não apenas os esforços locais, mas também destacando como uma abordagem comunitária pode ser eficaz na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública. Os detalhes de como Major Sales está enfrentando a Dengue de maneira criativa e eficaz serão apresentados em breve, permitindo que outros municípios se inspirem e aprendam com essa experiência.

Fique atento! Em breve, você poderá assistir ao web documentário completo que estará disponível na internet.

#Saúde 20/01/2024 SAÚDE Novos veículos 0km para fortalecer a saúde da população de Major Sales. Prefeitura Municipal investe R$ 400.500,00 em veículos modernos para aprimorar atendimento à comunidade.
#Saúde 13/11/2023 SAÚDE Novembro Azul: Major Sales promove ação preventiva contra o câncer de próstata. Cuidados especializados marcam iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde
#Saúde 01/11/2023 SAÚDE Prefeitura de Major Sales promove formatura do Programa Saúde com Agente.

No último dia 31 de outubro, a cidade de Major Sales comemorou um marco importante na área da saúde com a formatura dos profissionais capacitados pelo Programa Saúde com Agente. Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), teve como objetivo capacitar os agentes de saúde locais para aprimorar o atendimento à comunidade e fortalecer a Atenção Primária à Saúde.

O programa, que teve duração de 10 meses, envolveu 10 Agentes Comunitários de Saúde e 01 Agente de Combate às Endemias. O comprometimento e dedicação desses profissionais resultaram em um aproveitamento de 100% ao longo do processo de formação.

A cerimônia de formatura, que contou com a presença de autoridades locais, familiares e convidados, foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço desses profissionais que agora estão mais bem preparados para atender às necessidades de saúde da população.

Durante o evento, a enfª Eva Nalígia, preceptora do curso no município, compartilhou detalhes sobre o programa e destacou a importância de iniciativas como o Saúde com Agente para melhorar a saúde da comunidade. "Essa capacitação visa valorizar os Agentes de Saúde, que desempenham um papel crucial na promoção da cidadania e na prevenção de doenças. Os profissionais agora têm um olhar mais apurado e recursos adicionais para orientar os pacientes que precisam de atendimento, garantindo um serviço de qualidade e eficácia", disse a preceptora.

A Prefeitura de Major Sales e a Secretaria de Saúde parabenizam todos os envolvidos neste importante projeto, que contribui significativamente para o fortalecimento da rede de atenção primária, resultando em uma melhoria substancial na qualidade de vida da população. Com o compromisso de investir na saúde e no bem-estar da comunidade, Major Sales reforça seu compromisso em promover o acesso a serviços de saúde de excelência para todos os cidadãos.

#Saúde 31/10/2023 SAÚDE Major Sales encerra o Outubro Rosa e Verde com Evento em Prol da Saúde.

Durante todo o mês de outubro, a cidade de Major Sales esteve imersa em tons de rosa e verde, em uma demonstração de comprometimento com a saúde e conscientização. A campanha Outubro Rosa e Verde, que visa a prevenção do câncer de mama e também da sífilis, encerrou-se em grande estilo com um evento especial promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Academia da Saúde.

Na tarde de segunda-feira, 30 de outubro, o Estádio Municipal "O Piozão" foi o palco para uma série de atividades voltadas para toda a comunidade. A população de Major Sales se reuniu para uma tarde repleta de diversão, informação e, acima de tudo, cuidado com a saúde.

As atividades incluíram exercícios físicos, danças e uma corrida pedestre, na qual os participantes tiveram a oportunidade de competir por prêmios. A presença da comunidade e seu entusiasmo em participar dessas atividades demonstram o comprometimento da cidade com a promoção da saúde e o bem-estar de seus habitantes.

Profissionais de saúde estiveram presentes para compartilhar informações essenciais sobre prevenção e cuidados com a saúde. Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas, receber orientações e aprender sobre as melhores práticas para manter uma vida saudável.

O Outubro Rosa e Verde em Major Sales não apenas conscientizou a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e da sífilis, mas também serviu como um lembrete de que a saúde deve ser uma prioridade durante todo o ano.

#Saúde 19/10/2023 SAÚDE Campanha Antirrábica 2023 é um Sucesso: Mais de 1.200 Animais Protegidos.

A Campanha Antirrábica 2023 foi concluída com êxito, graças trabalho de nossos Agentes de Endemias e à participação ativa da comunidade. Os números alcançados na luta pela prevenção da raiva são motivo de comemoração.

Na zona urbana, um total de 392 cães e 403 gatos receberam a vacina antirrábica, garantindo sua proteção contra essa doença perigosa. Na zona rural, 272 cães e 151 gatos também foram imunizados. Isso resultou em um TOTAL GERAL de 1.218 animais vacinados.

A conquista dessa marca expressiva é uma prova da dedicação e do comprometimento de nossa equipe de saúde, que trabalhou para garantir que nossos amigos de quatro patas estejam seguros contra a raiva. O êxito não teria sido possível sem a colaboração de cada membro da comunidade de Major Sales, que entendeu a importância da prevenção e do cuidado com seus animais de estimação.

A raiva é uma ameaça real, não apenas para os animais, mas também para os seres humanos. É com a união de todos que conseguimos manter nossa cidade segura.

O bem-estar dos animais é também um comrpomisso da Prefeitura Municipal de Major Sales, e reiteramos que estamos sempre à disposição para apoiar iniciativas que visem a garantir a saúde.

Para mais informações sobre a Campanha Antirrábica 2023 e outros programas de saúde pública, visite o site oficial da Prefeitura de Major Sales ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 09/10/2023 SAÚDE Prefeitura reforça compromisso com a saúde das mulheres no Outubro Rosa.

Neste mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Major Sales reafirma seu compromisso com a saúde das mulheres majorsalenses. Como parte das ações do movimento Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma iniciativa crucial para a detecção precoce do câncer de mama.

Exames Gratuitos de Ultrassonografia Mamária Beneficiam 30 Mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou exames de ultrassonografia mamária para todas as mulheres que receberam solicitações médicas. Esta ação em prol da saúde feminina beneficiou um total de 30 mulheres, que tiveram acesso a exames de alta qualidade realizados no Hospital e Maternidade Mãe Tetê.

A oferta desses exames gratuitos demonstra o compromisso da administração municipal com a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

A Importância do Diagnóstico Precoce

O Outubro Rosa é um movimento global que visa conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde aproveita esta oportunidade para lembrar a todas as mulheres da cidade sobre a relevância de realizar regularmente seus exames de mamografia e ultrassonografia mamária.

O diagnóstico precoce é uma ferramenta crucial na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de tratamento bem-sucedido e recuperação completa.

Sua saúde é preciosa, e juntos podemos fazer a diferença.

#Saúde 08/10/2023 SAÚDE Sucesso Total no Dia "D" de Multivacinação em Major Sales

No último sábado, 07 de outubro, a comunidade de Major Sales se uniu para um evento de extrema importância na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes". O Dia "D" de Multivacinação foi um verdadeiro, e os números falam por si.


Mais de 150 cartões de vacinação foram verificados: Isso significa que muitas pessoas garantiram que suas imunizações essenciais estão em dia. Afinal, estar com as vacinas em ordem é fundamental para uma vida saudável.

138 doses foram aplicadas: A equipe de saúde não mediu esforços para proteger nossa comunidade contra várias doenças. Crianças, adolescentes, adultos e idosos se beneficiaram dessa ação vital.

86 pessoas saíram com seu sistema imunológico fortalecido: Isso é mais do que números; é a garantia de que nossa comunidade está se protegendo contra as ameaças à saúde que podem surgir.

O sucesso do Dia "D" de Multivacinação só foi possível graças ao comprometimento dos profissionais de saúde que trabalharam incansavelmente para tornar o evento um êxito. A Prefeitura de Major Sales expressa sua gratidão a esses heróis da linha de frente, que estão dedicados à proteção de nossa população.

Um agradecimento especial também vai para a comunidade de Major Sales, que compareceu em peso e demonstrou sua compreensão sobre a importância da vacinação. É a união da comunidade que faz a diferença.

Mas lembrem-se, a prevenção é o melhor remédio, e a vacina é nossa arma mais poderosa. Se você perdeu o Dia "D" de Multivacinação, não precisa se preocupar. A Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" está à disposição o ano inteiro para garantir que todos estejam devidamente imunizados.

Juntos, continuaremos a construir uma Major Sales mais saudável e segura. A saúde de todos é a nossa prioridade, e a vacinação é o caminho para esse objetivo.

Mantenha-se informado e protegido, Major Sales! A saúde é um bem precioso que merece nossa atenção constante.

#Saúde 03/10/2023 SAÚDE Outubro Rosa e Verde: Cuidando da Saúde em Major Sales. Comunidade se une para conscientização e prevenção do câncer de mama e da sífilis.
#Saúde 23/08/2023 SAÚDE Major Sales conta com uma moderna sala de fisioterapia para promover saúde e bem-estar à população.

A Prefeitura de Major Sales reconhece a importância da fisioterapia como parte integral do sistema de saúde. A nova sala de atendimento é mais um passo em direção à melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população, promovendo a recuperação e o bem-estar dos pacientes, melhorando sua qualidade de vida.

Localizada na Academia da Saúde, a Sala oferece um ambiente acolhedor e seguro, onde os majorsalenses podem receber tratamentos de fisioterapia com profissionais altamente qualificados e equipamentos modernos, atendendo uma variedade de necessidades de reabilitação, desde lesões até problemas musculares crônicos.

#Saúde 01/08/2023 SAÚDE Saúde realizará Processo Seletivo Simplificado para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação de servidores temporários com a finalidade de garantir a execução das atividades de saúde pública, com os seguintes profissionais: Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

As inscrições acontecerão nos dias 03 e 04 de agosto de 2023, das 08h às 14h na Sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Prefeitura Municipal, Sala 02.

Mais informações por meio do link disponível abaixo:

#Saúde 20/07/2023 SAÚDE Projeto exitoso: Oscar do Aleitamento Materno Infantil é apresentado para o Brasil no 37º Congresso CONASEMS.

O Oscar do Aleitamento Materno Infantil, promovido na Semana do Bebê de Major Sales, foi a experiência exitosa selecionada no estado do Rio Grande do Norte para ser apresentado no 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que aconteceu nesta semana, de 16 a 19 de julho em Goiânia/GO.

Apresentado pela secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, o projeto majorsalense tem como objetivo incentivar a importância do Aleitamento Materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Uma proposta inovadora e motivadora que a cada ano empolga as mães e bebês do município. A iniciativa recebeu elogios e aplausos de todos os presentes no evento.

Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o 37º Congresso do Conasems propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Além da tradicional Feira SUS, com stands do Conasems, dos Cosems, patrocinadores e expositores a 37ª Edição do Congresso Conasems foi repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

#Saúde 16/05/2023 SAÚDE Semana da Enfermagem é encerrada com comemoração.

O encerramento da Semana de Enfermagem de Major Sales, aconteceu no último dia 13 de maio, oportunidade em que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma manhã de lazer comemorando o Dia Nacional da Enfermagem.

A programação especial contou com a realização de dinâmicas de motivação, momentos de reflexão, entrega de mimos e atividades interativas abordando a importância da enfermagem nos serviços de saúde de Major Sales.

#Saúde 12/05/2023 SAÚDE Saúde promove a Semana da Enfermagem 2023.

Com o tema: "Enfermagem proporcionando cuidado e atenção ao próximo", a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal Saúde, está realizando a Semana de Enfermagem. A abertura aconteceu na manhã da última quinta-feira, 11, no Auditório do Palco da Praça de Eventos, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, alunos do curso técnico de enfermagem e autoridades do município.

A programação seguiu ao longo do dia com o curso de parada cardiorrespiratória e reanimação pulmonar, ofertado pelo Instituto de Gestão em Saúde do RN e ministrado pela Empresa Alfa CT Cursos da cidade de Cajazeiras/PB.

A gestão municipal promove constantemente atividades de educação permanente para que seus profissionais possam sempre estar qualificados e aptos pata prestar uma assistência de qualidade aos nossos munícipes.

#Saúde 02/05/2023 SAÚDE Major Sales promove Semana Saúde na Escola

Com o tema: "Vacina salva vidas" as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizaram no período de 24 a 28 de abril, a Semana Saúde na escola.

A iniciativa é promovida anualmente através de ações intersetoriais entre saúde e educação com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar sobre temas prioritários de saúde.

Neste ano a temática tratou sobre a importância da vacina e continuamente da atualização vacinal dos alunos.

As atividades nas escolas foram desenvolvidas com orientações, dinâmicas e acompanhamento do cartão de vacina.

#Saúde 09/03/2023 SAÚDE Academia da Saúde promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Com homenagens, sorteios de brindes, dança e diversas atividades físicas, as alunas da Academia da Saúde comemoraram o Dia Internacional da Mulher. O evento realizado na tarde deste dia 08, foi prestigiado pela prefeita Maria Elce e o controlador geral do município, Carlos José Fernandes.

#Saúde 02/03/2023 SAÚDE Major Sales promover VII Conferência Municipal de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveram nesta quinta-feira, 02, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores, abordou o tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

Com a participação de representantes da sociedade civil e governamental, além de profissionais da área da saúde, a Conferência é um espaço democrático para discutir, propor e planejar melhorias para a saúde nas esferas municipal, estadual e federal.

A palestra para nortear os grupos de trabalhos foi ministrada pelo enfermeiro Glériston Vieira e a Assistente Social Neuman de Azevedo e tratou sobre quatro eixos temáticos: "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento do SUS".

#Saúde 17/02/2023 SAÚDE Em clima de carnaval, Grupo de Gestantes inicia atividades do ano de 2023

Em clima de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira, 13, as atividades do ano de 2023 do Grupo de Gestantes "Gerando amor".

Com o tema: "Fui fazer folia, gerei amor", o momento dinâmico serviu para dar boas-vindas às gestantes, apresentar os profissionais de saúde, repassar informações e fortalecer as ações do grupo.

#Saúde 27/01/2023 SAÚDE Prefeitura promove show de humor para os profissionais de saúde do município. O evento fez parte do encerramento da Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde.
#Saúde 25/01/2023 SAÚDE Gestão Municipal oferta ações de saúde e beleza para os profissionais de saúde. A iniciativa é parte da programação da Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde, por meio do projeto cuidARTE promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.
#Saúde 24/01/2023 SAÚDE Academia da Saúde inicia atividades do ano de 2023.

Para promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população, a Academia da Saúde já retornou as atividades do ano de 2023. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira das 17h às 18h na Praça de Eventos.

Podem se inscrever gratuitamente qualquer cidadão majorsalense com idade entre 18 a 70 anos.

Os alunos participam de aulas de dança, treinamento funcional e step com orientação do educador físico Paulo Amorim e a instrutora de dança Gildeane Pereira.

Atualmente a Academia da Saúde atende cerca de 200 alunos que são acompanhados por uma equipe multifuncional da Secretaria Municipal de Saúde.

Quem desejar realizar a inscrição deverá se direcionar ao Centro de Saúde, localizado na Rua Antônio José da Rocha - Centro, de segunda a sexta-feira no horário de 08h às 11h e das 14h às 16h, munidos dos documentos pessoais.

#Saúde 23/01/2023 SAÚDE Major Sales promove Semana de Saúde do Trabalhador de Saúde. O projeto denominado CuidARTE contemplará os profissionais de saúde do município com ações de prevenção, qualificação profissional, terapia, beleza, lazer e entretenimento.
#Saúde 23/12/2022 SAÚDE Saúde desenvolve ações voltadas ao Dezembro Vermelho e inicia projeto Minha Empresa Nota 10.

O dezembro vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV, AIDS e outras IST. O município de Major Sales promoveu nos dias 19, 20 e 21, a realização de testes rápidos para detecção do vírus HIV, AIDS e também para sífilis. Na ocasião, foram repassadas orientações que abordam as medidas de prevenção necessárias.

O público das ações contemplou todos os trabalhadores de empresas com sede no município e que são elegíveis do Projeto Minha Empresa Nota 10 do estado do RN, cujo objetivo é ampliar a vacinação de pessoas com dificuldade de se ausentar do trabalho para procurar a unidade básica de saúde para ter acesso às vacinas.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos profissionais de saúde, pensando no bem estar desse público, visita as empresas para a realização de testes rápidos e a imunização, intensificando principalmente a vacinação contra covid-19.

#Saúde 24/11/2022 SAÚDE Academia da Saúde realiza premiação do Desafio 21 dias.

Mais de 100 pessoas participaram do Desafio 21 dias promovido pela Academia da Saúde em Major Sales. Com aulas dinâmicas para intensificar as atividades físicas e o hábito da alimentação saudável, o desafio contou com a participação de 14 profissionais da área de educação física, além de profissionais da saúde.

O encerramento com a premiação aconteceu neste dia 23 de novembro com a presença da prefeita Maria Elce e da secretária municipal de saúde, Ângela Wilma.

Luiz Felipe perdeu 8,300kg durante os 21 dias, conquistando o 1º lugar no desafio. O vencedor foi seguido de Maria Alzineide e Damiana Diana que perdera 6,000 kg e 5,800 kg, respectivamente, sendo a 2ª e 3ª colocada.

Francisca Sônia, Maria de Fátima e Fátima Vieira conquistaram o prêmio "amiga de treino", perdendo cada uma mais de 3,000 kg.

Os vencedores foram premiados pela Secretaria Municipal de Saúde:

1º lugar: R$ 500,00;

2º lugar: R$ 300,00;

3º lugar: 1 drenagem linfática e 1 kit de higienização para a pele.

As amigas de treino também receberam brindes pela conquista.

O desafio é promovido anualmente, mas as atividades regulares da Academia da Saúde acontecem gratuitamente todos os dias de segunda a sexta. Os interessados em participar das aulas podem se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 07/11/2022 SAÚDE Secretária de saúde participa do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a secretária municipal de saúde de Major Sales, Ângela Wilma, participou em Aracaju, capital do Estado de Sergipe, do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

O evento que contou com exposições de experiências exitosas, mesas de debates sobre atenção primária, financiamento, governança, regionalização e RAS, além de oficinas sobre TELESSAÚDE, ImunizaSUS, elaboração e execução de orçamentos, aprendizado das mostras de experiências e assistência farmacêutica.

A abertura oficial do evento com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O Rio Grande do Norte através do COSEMS/RN contou com mais de 130 participantes, entre gestores e técnicos de saúde.

Para a secretária, a participação no congresso e nas atividades promovidas enriquece de informações e conhecimentos a luta diária pela a melhoria do SUS.

#Saúde 02/11/2022 SAÚDE Academia da Saúde inicia o desafio 21 dias.

Teve início nesta terça-feira, 01, o desafio 21 dias, promovido pela Academia da Saúde. A competição saudável segue até o dia 21 de novembro. Serão 21 dias estimulando a prática de atividades físicas, alimentação saudável e redução do sedentarismo, garantindo qualidade de vida e autoestima.


4ª edição contará com premiações de 1° ao 3° lugar, sendo:

1° lugar R$ 500,00;

2° lugar R$300,00;

3º lugar procedimento estético + brinde.

Esse ano também contará com a premiação "amigo/amiga de treino" incentivando os participantes para convidar um amigo ou amiga para juntos se desafiarem durante 21 dias, concorrendo a um prêmio surpresa.

#Saúde 28/10/2022 SAÚDE Saúde realiza mutirão para realização de ultrassonografias mamárias e testes rápidos de sífilis para mulheres.

Concluindo as ações do Outubro Verde e Rosa, a Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofertou na manhã de hoje, 28, mais de 40 ultrassonografias mamárias e realização de testes rápidos de sífilis para mulheres.

A ação busca garantir o acesso ao procedimento, que integra os exames que devem ser feitos de forma periódica para prevenir o câncer de mama e sífilis.

#Saúde 13/10/2022 SAÚDE Saúde realiza ações do outubro verde e rosa em prevenção ao câncer de mama e sífilis.

A Secretaria Municipal de Saúde, elaborou uma vasta programação para o outubro verde e rosa com o objetivo de abordar a importância da prevenção do câncer de mama e sífilis. As atividades incluem a participação de profissionais da Assistência Social e da Educação. Dentre as atividades, haverá gincana de autocuidado, jogo de futebol, rodas de conversas, momento interativo, corrida pela vida, testagem rápida e realização de exames que forem solicitados pelos profissionais de saúde ao longo do mês.


DATA: 13/10/22 (TERÇA-FEIRA) - 15h

UM TOQUE PELA VIDA

AÇÃO: Gincana do autocuidado;

Testagem rápida para sífilis;

Jogo de futebol feminino

LOCAL: QUADRA DE ESPORTES

RESPONSÁVEIS: SMS E SEMCAS

PÚBLICO: MULHERES DO PAIF

DATA: 18/10/22 (TERÇA-FEIRA) - 13h

DECLARO MEU AMOR POR MIM

AÇÃO: Saúde do professor

Abordagem sobre a importância da prevenção do câncer de mama e sífilis;

Testagem rápida;

Exame clínico das mamas

LOCAL: EMAJR

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: PROFESSORES DA EMAJR

DATA: 19/10/22 (QUARTA-FEIRA) - 14h

ANTES DE SER MÃE, SOU MULHER E ME CUIDO

AÇÃO: Roda de conversa sobre a Sífilis congênita e a importância da amamentação na prevenção do câncer de mama.

Desfile da gestantes

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: GRUPO DE GESTANTES GERANDO AMOR

DATA: 24/10/22 (SEGUNDA-FEIRA) - 15h

É SEMPRE TEMPO DE SE CUIDAR

AÇÃO: Momento interativo com os idosos

LOCAL: CLUBE DE IDOSOS

RESPONSÁVEIS: Profissionais da APS

PÚBLICO: GRUPO DE IDOSOS ALEGRIA DE VIVER

DATA: 27/10/22 (QUINTA-FEIRA) - 17h

QUEM SE AMA, SE CUIDA!

AÇÃO: Corrida pela vida

Testagem rápida

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

RESPONSÁVEIS: Academia da saúde

PÚBLICO: MULHERES DA ACADEMIA DA SAÚDE



#Saúde 11/08/2022 SAÚDE Gestão Municipal reajusta piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, efetuou no mês de julho o reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que passam a ganhar R$ 2.424,00 em atendimento a Emenda Constitucional nº 120. A gestão também pagou o retroativo referente aos meses de maio e junho, conforme consta em portarias publicados pelo Ministério da Saúde.

O compromisso da administração municipal em efetivar o pagamento, reforça a valorização do trabalho realizado pela categoria em prol saúde da nossa população

#Saúde 24/06/2022 SAÚDE Prefeitura inaugura a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, inaugurou na tarde de hoje, 24, a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Mãe Tetê. Uma obra importante para a melhoria no atendimento à saúde da população.

Com investimento de quase meio milhão de reais viabilizado por meio de emendas parlamentares e contrapartida com recursos próprios da municipalidade, foi possível fazer a cobertura da fachada principal; construir um novo bloco onde funcionará o setor de imagem com aparelho de raio x; ampliar a sala de urgências; reformar o setor de especialidades integradas com adaptação de mais um consultório médico, recepção e triagem para realização das consultas especializadas como cardiologia, ortopedia, endocrinologia, oftalmologia e ultrassonografia; e construção de uma garagem.

#Saúde 27/05/2022 SAÚDE Prefeita entrega mais um veículo para servir à população por meio da Atenção Primária à Saúde.

A prefeita Maria Elce, entregou nesta quinta-feira, 26, durante a abertura da Semana de Enfermagem, mais um veículo 0km - tipo Argo Fiat para servir à população por meio da Atenção Primária à Saúde.

O veículo custou R$ 78.500,00, adquirido com recursos de emenda parlamentar da Bancada Federal do Rio Grande do Norte e com uma contrapartida de R$ 10.000 por parte da Prefeitura Municipal.

#Saúde 26/05/2022 SAÚDE Saúde promove Semana de Enfermagem.

Teve início na manhã de hoje, 26, a Semana de Enfermagem do município de Major Sales. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Palco da Praça de Eventos e contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de saúde e autoridades municipais.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, estiveram presentes para saudar os profissionais e realizar a entrega de equipamentos para a Atenção Primária à Saúde.

A programação segue até sábado, 28, e conta com oficinas, capacitações e momentos de entretenimento e cultura.

#Saúde 16/05/2022 SAÚDE Profissionais da Estratégia Saúde da Familia participam de capacitação.

Médicas, enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família no município de Major Sales, participaram na segunda-feira, 11, de uma capacitação ministrada pela nutricionista Fernanda Souza, sobre Novas Recomendações para prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes na APS e adesão da Estratégia NutriSUS.

#Saúde 05/05/2022 SAÚDE Saúde intensifica ações de prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Como parte da rotina de trabalho dos Agentes de Endemias e de Saúde, todas as segundas-feiras pela manhã, acontece o mutirão de combate ao Aedes Aegypti. As ações são realizadas em ruas da cidade, com visitas e inspeções nas residências e terrenos baldios.

O objetivo é fiscalizar, monitorar e tratar possíveis criadouros do mosquito causador das doenças Dengue, Chicungunya e Zika.

A Secretaria Municipal de Saúde alertamos toda população para manter os cuidados, pois com as chuvas aumenta o risco de aparecimento das doenças causadas pelo mosquito.

#Saúde 27/04/2022 SAÚDE Saúde lança o projeto cuidAR-TE para abordar sobre saúde fisica e mental dos profissionais da pasta.

Com o objetivo de abordar ações de saúde dos trabalhadores da pasta, inclusive no que se refere aos cuidados com a saúde física e mental, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto cuidAR-TE que também abordará a importância do trabalho em equipe, fortalecimento dos vínculos no ambiente de trabalho, motivação e auto estima.

O projeto que será realizado continuamente, iniciou no último dia 13 de abril, e contou com atividades físicas e corporal, além de uma gincana interativa com provas envolvendo jogo de memória, afetividade, percepção e atenção, trabalho coletivo, entre outros.

Com público de aproximadamente 50 profissionais de saúde, o evento aconteceu com presença da prefeita Maria Elce. Na oportunidade, a gestora realizou uma homenagem com entrega de certificados de Honra ao Mérito aos profissionais de saúde envolvidos no combate a covid-19 e agradeceu a todos pelo empenho e dedicação para com a população majorsalense.

A secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, apresentou um vídeo com um relato intitulado "heróis da vida real", trazendo uma retrospectiva das lutas e glórias durante a pandemia.

Por fim, teve sorteio de brindes e celebração da Páscoa com entrega de chocolate aos presentes.

#Saúde 07/04/2022 SAÚDE Saúde inicia mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo. A campanha teve início dia 04 de abril e segue até o dia 06 de junho. Os imunizantes estão disponíveis para a população, de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Nesta etapa, o público alvo da vacinação contra Influenza são os trabalhadores da saúde, idosos e crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas.

A vacinação está acontecendo na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e apresentação do CPF, cartão do SUS e cartão de vacinas.

#Saúde 24/03/2022 SAÚDE Secretaria de Saúde promove reunião ampliada para discutir política de saúde mental.

Com o tema: "A política de saúde mental como direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS", a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no tarde do último dia 21, uma reunião ampliada para discutir e elaborar propostas para a política de saúde mental no município.

A reunião contou com participação de representante do Conselho Estadual de Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, Profissionais de Saúde, Educação, Assistência Social e representantes do Pontinho de Cultura, Câmara de Vereadores e Sociedade Civil.

As psicólogas que compõem o quadro funcional do município, apresentaram um diagnóstico situacional da saúde mental local, trazendo apontamentos para as discussões. Os grupos de trabalho abordaram os 4 eixos temáticos que trataram de propostas para compor relatório final.

O evento foi avaliado como de grande relevância em virtude da urgência e necessidade de discutir o tema por se tratar de um grave problema de saúde que tem aumentado ainda mais durante e no pós covid-19.

#Saúde 11/03/2022 SAÚDE Saúde fortalece atendimentos de especialidades médicas com oferta de ortopedia.

As ações na saúde desenvolvidas pela Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, seguem avançando, os esforços têm sido dirigidos para ampliação de serviços médicos especializados.

Um dos resultados desses esforços, é a oferta de ortopedia. Mensalmente o médico ortopedista, Enéas Bessa, está atendendo na Unidade Básica de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" no Bairro Bom Jardim.

Com o atendimento no próprio município, a população recebe assistência com qualidade, eficiência e comodidade, sem precisar se deslocar para outras cidades.

As consultas com o ortopedista são agendadas na Secretaria de Saúde, localizada na sede da Prefeitura Municipal.

#Saúde 04/03/2022 SAÚDE Prefeita entrega veículo 0km para atender as necessidades da Atenção Primária à Saúde.

A prefeita Maria Elce entregou nesta quinta-feira, 04, um carro 0km, modelo Cronos Fiat, para atender as necessidades da Atenção Primária à Saúde. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 89.000,00 destinada pelo senador Capitão Styverson Valentim.

O novo bem será incorporado à frota da Secretaria Municipal de Saúde.

#Saúde 21/02/2022 SAÚDE Saúde intensifica ações do hiperdia.

O Hiperdia é um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são problemas de saúde pública e são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças.

Pensando na qualidade de vida desses pacientes e no fortalecimento das ações da atenção primária à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, promove momentos de atenção e cuidado para esse público. As atividades coletivas do HIPERDIA são coordenadas pelas Estratégias de Saúde da Família - equipe 1 e 2, contemplando pacientes de todas as microáreas da cidade e também da zona rural.

As ações que acontecem semanalmente, incluem: consulta com médicos, aferição de pressão arterial e de glicemia, peso e altura, atividades físicas e orientações nutricionais e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

#Saúde 10/02/2022 SAÚDE Saúde implanta laboratório para analisar as coletas realizadas pela equipe de endemias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, implantou um laboratório para analisar as coletas realizadas pela equipe de endemias. A iniciativa faz parte de um trabalho criterioso no combate ao Aedes Aegypti.

Os profissionais passaram por uma capacitação promovida pela VI URSAP para que as amostras sejam analisadas no próprio município, e assim, facilitar e agilizar a prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

#Saúde 27/01/2022 SAÚDE Município iniciou vacinação infantil contra covid-19.

Major Sales iniciou na última terça-feira, 25, a vacinação infantil contra a covid-19. No primeiro dia de campanha, 60 crianças na faixa etária de 05 a 11 anos receberam a 1ª dose da vacina no Centro Municipal de Imunização, localizado na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

A equipe organizou o ambiente para acolher as crianças de forma divertida. Após a vacinação os pequenos receberam mimos com atividades educativas sobre a covid-19 e a importância de se vacinar, além de doces e pipocas.

A campanha de vacinação terá continuidade conforme a chegada de mais doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

#Saúde 29/11/2021 SAÚDE Major Sales conclui com êxito a 11ª edição da Semana do Bebê.

Major Sales realizou de forma exitosa a 11ª edição da Semana do Bebê. A culminância da programação aconteceu na tarde do último dia 26 de novembro, com o Encontro de Cultura Viva no Centro Educacional Infantil São João Batista.

Diversos grupos culturais abrilhantaram o evento proporcionando alegria e entretenimento para as crianças.

#Saúde 23/11/2021 SAÚDE Cerimônia festiva abre oficialmente a programação da 11ª Semana do Bebê.

Pioneira no Rio Grande do Norte e premiada internacionalmente, a Semana do Bebê de Major Sales teve inicio nesta segunda-feira, 22 e se estenderá até sexta-feira, 26. A cerimônia de abertura foi realizada no início da noite na Praça da Matriz. O evento contou com a apresentação do slogan da semana: "Os bebês são como astronautas a caminho de um mundo melhor" (Autora Karen Viviane - aluna da Escola Municipal Antônio José da Rocha), desfile dos bebês estrelas e entrega de comendas aos homenageados.

#Saúde 18/11/2021 SAÚDE 11ª Semana do Bebê acontecerá de 22 a 26 de novembro - Confira a programação.

A Prefeitura de Major Sales, por meio de um trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, promoverá a 11ª Semana do Bebê. Uma série de atividades direcionadas à primeira infância serão executadas no período de 22 a 26 de novembro.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que acontece em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo fortalecer as ações realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira | 22/11/2021

Movimentando o corpo, aperfeiçoando as habilidades

Público Alvo: crianças atendidas no CEI São João Batista

Horário: 07h às 10h | 13h às 16h

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Responsáveis: Prof. Paulo Amorim

(Academia da Saúde) e Profissionais do CEI São João Batista

Abertura Oficial da 11ª Semana do Bebê

Desfile de Fofuras

Horário: 17h

Local: Praça da Igreja

Responsáveis: Secretaria de Cidadania e

Assistência Social e Saúde

Terça-feira | 23/11/2021

O contar e o encantar com a literatura infantil

Público Alvo: crianças atendidas no CEI São João Batista

Horário: 07h às 10h | 13h às 16h

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Responsáveis: Gestão Escolar e professores do CEI São João Batista

Mesa Redonda: A exposição em excesso a telas e suas consequências sócioemocionais

PúblicoAlvo: pais de crianças do CEI São João Batista e 1º ao 3º ano do ensino fundamental

Local: Quadra da Escola Municipal Antônio

José da Rocha

Horário: 8h

Responsáveis: Psicológas da Educação e Saúde

Oficina de Introdução Alimentar

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsáveis: Nutricionistas da Saúde eEducação

Quarta-feira | 24/11/2021

Oficina: Importância do Brincar na Primeira

Infância para crianças de 6 meses a 12 meses

Local: Clube de Idosos

Horário: 8h

Responsável: Secretaria de Cidadania e

Assistência Social, e Pastoral da Criança

Oficina: O lúdico na educação infantil

Público alvo: Professores do CEI São João Batista e 1º ano do ensino fundamental

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Cidania de

Assistência Social, Educação e Associação

Comunitária Sócio Cultural de Major Sales

Quinta-feira | 25/11/2021

Formatura do AME

(Aleitamento Materno Infantil)

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Horário: 8h

Responsável: Secretaria de Saúde, Assistência Social e Educação

Chá da Tarde com as Gestantes

Tema: Os desafios da maternidade frente á

pandemia.

Local: Centro Educacional Infantil São João

Batista

Horário: 15h

Responsável: Secretaria de Saúde e Assistência Social

Sexta-feira | 26/11/2021

Capacitação: Como identificar sinais de violência

na primeira infância

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 8h

Público Alvo: Profissionais que atuam com crianças

Responsável: Conselho Tutelar, Secretaria de

Saúde e Associação Comunitária Sócio Cultural

de Major Sales

Encerramento: Encontro de Cultura Viva na

Educação Infantil

Local: Centro Educacional Infantil São João Batista

Horário: 14h

Responsável: Secretaria de Cultura, CEI São João

Batista e Pastoral da Criança

#Saúde 17/11/2021 SAÚDE NOVEMBRO AZUL - Saúde promove ações para cuidar da saúde do homem.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, está promovendo durante todo este mês, a Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é cosncientizar e promover ações para cuidar da saúde do homem.

Acompanhe a programação:

Quarta-feira | 17/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Quinta-feira | 18/11/2021

08h - Pit Stop de Saúde do Homem

Local: Centro de Saúde

? Panfletagem;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

Sexta-feira | 19/11/2021

09h - Manhã de Saúde do Homem

Local Clube de Idosos

? Roda de conversa com agricultores;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

Segunda-feira | 22/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Terça-feira | 23/11/2021

07h - Realização de coletas de exames PSA

Local: Hospital e Maternidade Mãe Tetê

Sábado | 27/11/2021

08h - Realização de ultrassonografias de próstata

Local : UBS Erismina Carlos Fernandes

Segunda- feira | 29/11/2021

07h30 - Exames de toque retal com o Urologista Dr Máximo Pinto

Local: UBS do Bairro Bom Jardim

18h - Terreirada de Saúde do Homem

Local: Sítio Fazenda Nova

? Roda de conversa com agricultores;

? Verificação de Pressão Arterial;

? Atendimentos de enfermagem;

? Solicitação de exames de rotina e PSA;

? Testagem rápida de IST's;

? Orientações gerais.

#Saúde 11/11/2021 SAÚDE Comissão Organizadora seleciona frase ganhadora para o slogan da 11ª Semana do Bebê.

A Comissão Organizadora, selecionou a frase ganhadora para compor o slogan da 11ª Semana do Bebê de Major Sales. O evento acontecerá no período de 22 a 26 de novembro.

O concurso de frases aconteceu na Escola Municipal Antônio José da Rocha com a participação dos alunos do 7º ao 9º ano.

A ganhadora foi a aluna 7º ano "A", KAREN VIVIANE ESTEVAM DANTAS, de 13 anos, com a frase: "Os bebês são como astronautas a caminho de um mundo melhor".

A Comissão Organizadora parabeniza a vencedora e os participantes e agradece a toda equipe da Escola Municipal pela colaboração e execução do concurso.

#Saúde 20/10/2021 SAÚDE Academia da Saúde está promovendo a 3ª edição do desafio “perdendo peso, aumentando a autoestima”.

Para incentivar a comunidade na prática de exercícios físico e hábitos de alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Academia da Saúde, está promovendo a 3ª edição do desafio "perdendo peso, ganhando autoestima". O projeto com duração de 21 dias teve a adesão de mais de 70 pessoas.

O desafio coordenado pelo educador físico, Paulo Amorim, teve início dia 05 de outubro e se estenderá até a próxima segunda-feira, 25. As aulas acontecem diariamente na Praça de Eventos, oportunidade em que os alunos recebem também o acompanhamento de outros profissionais.

#Saúde 15/10/2021 SAÚDE Gestão comemora dia nacional do ACS e ACE e celebra inidcadores do Previne Brasil.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, se reuniram com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes comunitários de Endemias para comemorar o Dia Nacional do ACS e ACE e parabenizar as equipes pelos bons resultados nos indicadores do Previne Brasil.

As gestoras agradeceram aos profissionais pelo bom trabalho prestado na atenção básica à saúde no município, destacando a importância do trabalho coletivo para continuar alcançando bons resultados.

#Saúde 06/10/2021 SAÚDE Major Sales é a 13ª cidade do RN com melhor desempenho e eficiência nos serviços da Atenção Básica à Saúde.

Dos 167 municípios do RN, Major Sales é o 13º com melhor desempenho e eficiência nos serviços prestação pela Atenção Básica à Saúde, segundo indicadores do PREVINE BRASIL.

O Programa instituído pela Portaria nº 2.979/2019, é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde.

Em 2021, estão sendo monitorados 7 indicadores de saúde, cujos resultados são avaliados pelo Ministério da Saúde por quadrimestre, três vezes no ano. Nesta semana foi divulgado o resultado do segundo quadrimestre de 2021.

Para a prefeita Maria Elce, a excelente colocação vem certificar a dedicação e o trabalho coletivo das equipes de saúde. "Temos profissionais empenhados que recebem da nossa gestão incentivos e estrutura para executar bem sua rotina de trabalho. Essa colocação é a comprovação que a administração municipal vem cuidando bem, de forma responsável e eficiente da saúde da população. Parabéns a todos que fazem a Atenção Básica à Saúde do nosso município", parabenizou a gestora.

#Saúde 01/10/2021 SAÚDE Major Sales inicia atividades da campanha Outubro Rosa.

A Prefeitura Municipal de Major Sales, por meio das Secretarias Municipais, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, deu início as ações do outubro rosa, campanha anual que tem como objetivo alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês, várias atividades, especialmente de saúde, serão ofertadas para as mulheres majorsalenses.

Acompanhe a programação e participe!


01/10/21 | Sexta-feira

8h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. Geandro

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

04/10/21 | Segunda-feira

8h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. Gesiel

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

DATA: 05/10/21 | Terça-feira

17h45 - Início do Desafio 21 dias com Aulão de Dança

LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Professor Paulo e Simone Silva

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

06/10/21 | Quarta-feira

08h - Café com um toque a mais de autocuidado (Roda de Conversa)

LOCAL: UBS Maria Furtada - Fazenda Nova

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: ESF 2 e CRAS

PÚBLICO: Mulheres do Grupo Renascer e convidadas

13/10/21 | Quarta-feira

18h - Oficina de Artes - Se cuidar é uma arte

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales e Profissionais de Saúde

PÚBLICO: Grupo de Mulheres - Negra Sou

16/10/21 | Sábado

07h - Realização de USG Mamária

LOCAL: UBS Erismina Carlos Fernandes

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Dr. GIlvan

PÚBLICO: Mulheres com solicitação prévia de USG mamária

18/10/21 | Segunda-feira

09h- Palestra Motivacional

Via Google Meet VIA GOOGLE MEET

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Psicóloga Ana Célia

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

20/10/21 | Quarta-feira

9h30 - Roda de Conversa sobre os impactos pessoais e familiares do Câncer de Mama - MULHER LINDA, FORTE E CORAJOSA

LOCAL - Prefeitura Municipal

Participação de convidados

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: APS

PÚBLICO: Mulheres que trabalham no Centro Administrativo e Secretarias Municipais

22/10/21 | Sexta-feira

08h Atendimentos especializados em Ginecologia

LOCAL: UBS Fernandinho - Bairro Bom Jardim

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Ginecologista Dra. Neta

PÚBLICO: Mulheres com encaminhamentos para especialidades

25/10/21 | Segunda-feira

14h30 - GERANDO AMOR-PRÓPRIO (Instruções sobre a importância da alimentação e do aleitamento materno na prevenção do câncer de mama)

LOCAL: Clube de Idosos

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: APS ESF 1 e 2, SEMCAS e Programa Criança Feliz

PÚBLICO: Grupo de Gestantes

14h45 - Aulão de Dança de encerramento do Desafio 21 dias

LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Professora Paulo e Gildeane Pereira

PÚBLICO: Mulheres da Academia da Saúde

26/10/21 | Terça-feira

14h30 - Roda de Conversa sobre a importância do autocuidado "Bem-me-quero"

LOCAL: Clube de Idosos

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: ESF 1 e SEMCAS

PÚBLICO: Mulheres dos grupos do CRAS

29/10/21 | Sexta-feira

CORRENDO CONTRA O CÂNCER (Corrida de encerramento da campanha)

*Premiação para os vencedores
LOCAL: Academia da Saúde

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS: Academia da Saúde

PÚBLICO: Mulheres que frequentam a Academia da Saúde

08/11/21 | Segunda-feira

07h - EXAMES DE MAMOGRAFIAS

Uma ação ofertada pela Prefeitura Municipal por meio do ônibus "Amigo do Peito".

TODAS AS TERÇAS HAVERÁ EXAME CLÍNICO DAS MAMAS.

HORÁRIO: 13h ÀS 16h

LOCAL: UBS ERISMINA CARLOS FERNANDES

#Saúde 29/09/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales inicia dose de reforço para idosos de 80 anos acima.

O município de Major Sales começou a aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 80 anos que tomaram a segunda da Coronavac/Butantan até19 de março de 2021.

A vacinação está sendo realizada de forma domiciliar pela Equipe Municipal de Imunização com auxílio dos Agentes Comunitários de Saúde.

#Saúde 29/09/2021 SAÚDE Setembro Amarelo: Profissionais da Atenção Primária a Saúde participam de encontro motivacional.

Os profissionais da Atenção Primária a Saúde, participaram na tarde desta segunda-feira, 27, de um encontro motivacional com o tema: Lancem sobre Ele toda sua ansiedade porque Ele tem cuidado de vocês.

O evento proporcionou momentos de reflexão, alertando os profissionais para a importância de zelar e cuidar da saúde mental.

A ação fez parte da programação do #SetembroAmarelo - Campanha de Prevenção ao suicídio.

#Saúde 24/09/2021 SAÚDE Saúde e Educação, realizam testagem para COVID-19 dos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Como parte do plano de retomada das aulas presenciais, a gestão municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, com apoio do Núcleo Saúde do Trabalhador da VI URSAP e da SUVIST - SESAP/RN, promoveram na quarta-feira, 22, a testagem para covid-19 dos profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino. 69 profissionais foram testados, todos tiveram resultados negativos.

A SESAP/RN forneceu para a ação 125 testes de swab rápido, a parceria tem sido fundamental no combate a covid-19, principalmente nesse momento de retomada das aulas presenciais.

#Saúde 23/09/2021 SAÚDE Equipes intersetoriais seguem realizando ações do #SetembroAmarelo.

Como parte da programação intersetorial em alusão à Campanha de Prevenção ao Suicídio - #SetembroAmarelo, o grupo Bom Jardim para as mulheres da Associação Comunitária Sócio Cultural de Major Sales, participaram de um encontro motivacional, onde tiveram a oportunidade de se expressar através de dinâmicas desenvolvidas pela Equipe Multiprofissional da APS.

De acordo com Ana Célia, que comandou a roda de conversa, o encontro foi emocionante, com histórias e depoimentos reais. "Todos precisam saber que não estão sozinhos, que existe uma rede de apoio em nosso município para ajudar no enfrentamento de ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Não é mimimi, é sério! Não ignore os sinais", alertou a psicóloga.

#Saúde 16/09/2021 SAÚDE Secretaria de Saúde promove Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

Na tarde de segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no Clube de Idosos, a Oficina de Construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

O evento reuniu representantes da Saúde, Educação, Assistência Social, Executivo, Legislativo, Conselho Municipal de Saúde e sociedade civil, para avaliar o plano anterior e traçar metas, diretrizes e ações para o próximo quadriênio.

Na ocasião, a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, realizou uma avaliação destacando as dificuldades e os avanços do plano anterior.

A oficina também contou com a participação da assessora técnica, Dra. Neuman Azevedo, que conduziu os trabalhos em grupos, e do técnico Jarquison Lira, que apresentou o programa Previne Brasil e seus aspectos financeiros na atenção primaria a saúde.

A gestão municipal de forma democrática abre espaços de discussão e apoia a participação popular no desenvolvimento da saúde.

#Saúde 16/09/2021 SAÚDE Major Sales iniciou a vacinação contra covid-19 para os adolescentes.

O município de Major Sales iniciou na última terça-feira, 14, a vacinação contra covid-19 para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e de 15 a 17 anos sem comorbidades. O Cronograma de vacinação segue as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

O cidadão dentro do público alvo e faixa etária que ainda não recebeu a vacina, deverá se direcionar a Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" para ser imunizado.

Lembre-se de fazer seu cadastro no site RN MAIS VACINA, para tanto, precisa que seja realizado por um responsável legal maior de 18 anos.

No ato da vacinação é necessário está acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar os documentos de RG, CPF, cartão do SUS e caderneta de vacina.

Vacine-se e mantenha os cuidados preventivos, só assim venceremos a covid-19.

#Saúde 08/09/2021 SAÚDE Prefeitura de Major Sales divulga programação da campanha intersetorial Setembro Amarelo.
#Saúde 08/09/2021 SAÚDE Município de Major Sales comemora um mês sem registro de casos para covid-19.

Major Sales comemora um mês sem registro de casos positivos para covid-19. O último boletim epidemiológico emitido nesta quarta-feira, 08, pela Secretaria Municipal de Saúde também não registra casos monitorados e suspeitos. Desde o dia 07 de agosto de 2021 que o município não registra novos casos da doença.

De acordo a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, o bom desempenho se deve as medidas preventivas adotadas de forma responsável e gradual, o constante controle e monitoramento das equipes de saúde e vigilância sanitária, o suporte financeiro que a gestão disponibiliza para a execução das ações, o avanço da imunização com a chegada de maior número de doses da vacina contra covid-19 e a adesão da população à vacinação.

Por outro lado, a secretária pede para que a população mantenha os cuidados necessários para que o município possa seguir sem novos casos.

- Use
maìscara de protec¸aÞo facial;

- Higienize sempre que necessário as maÞos com aìgua e sabaÞo; ou aìlcool 70%;

- Mantenha o distanciamento social;

- Evite aglomerações.

#Saúde 26/08/2021 SAÚDE Saúde retoma encontros presenciais com o Grupo de Gestantes "Gerando Amor".

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Estratégia Saúde da Família, realizou na tarde de quarta-feira, 25, no Centro Educacional Infantil São João Batista, o 1º Encontro do ano de 2021 do Grupo de Gestantes "Gerando Amor". O momento de informações e descontração que integrou as ações do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, contou com a coordenação da enfermeira Liliane Fernandes e participação das visitadoras do Programa Criança Feliz.

Com o tema: "Amamentação em tempos de covid-19", a palestra ministrada pela acadêmica de enfermagem, Joyce Caroline, deu enfoque a importância da manutenção da prática da Amamentação por mães suspeitas ou confirmadas de covid-19; orientações acerca dos cuidados antes, durante e após a amamentação; fortalecimento da rede de apoio à amamentação e incentivo ao aleitamento materno exclusivo como fator protetor de infecções, incluindo a causada pelo covid-19.

No final do encontro, foram doadas rosquinhas de amamentação (acessório que auxilia na diminuição das complicações das mamas nas primeiras semanas de amamentação), confeccionadas pelas mulheres do ACSCMS, como mimos para as gestantes participantes.

#Saúde 25/08/2021 SAÚDE Major Sales se aproxima dos 100% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose contra a covid-19.

Em Major Sales não se perde tempo! Chegou vacina, nossa equipe já está pronta para vacinar. Só nesta terça-feira, 24, foram administradas 394 doses de vacinas contra covid-19 para os jovens de 18 anos acima. Com a aplicação da primeira dose para este público, o município se aproxima dos 100% da população adulta vacinada ao menos com a primeira dose do imunizante.

Na próxima sexta-feira, 27, haverá a repescagem para todos os adultos acima de 18 anos que ainda não se vacinaram. A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes" das 08h às 11 e das 13h às 16h.

Para se vacinar é necessário está cadastrado no RN MAIS VACINA, acesse: (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/) e realize seu cadastro. É fácil!

No ato da vacinação é necessário apresentar o cartão de vacinas, cartão do SUS e CPF.

#Saúde 16/08/2021 SAÚDE Major Sales receberá cota extra de vacinas contra covid-19.

Major Sales receberá uma cota extra com 91 doses de vacinas contra a covid-19, resultado de um levantamento documental realizado pela Secretaria Municipal de Saúde que comprovou a divergência populacional na estimativa utilizada pelo Estado na destinação de vacinas para o município.


Diante de provas, a gestão municipal solicitou e foi atendida pela Coordenação Estadual de Imunização com a liberação de cota extra para que o município possa se equiparar aos demais e avançar na vacinação por faixa etária.

#Saúde 16/08/2021 SAÚDE Município de Major Sales é contemplado com uma câmara refrigerada dsestinada para o armazenamento de vacinas.

O município de Major Sales foi contemplado com uma câmara refrigerada, doada pela ANEEL e a COSERN, destinada para o armazenamento das vacinas na Centro de Imunização da Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

"O equipamento chegou em boa hora, pois será de grande utilidade no acondicionamento adequado dos nossos imunizantes, principalmente as vacinas contra covid-19. Nosso muito obrigado a COSERN pela bela iniciativa", agradeceu a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma.

#Saúde 28/07/2021 SAÚDE RN MAIS VACINA - faça já seu cadastro para a vacinação contra covid-19.

Para ser vacinado contra a covid-19, é necessário que todos os cidadãos majorsalenses maiores de 18 anos façam o cadastro pessoal no site RN+Vacina, acessando o link (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/covid/), plataforma construída para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de imunização no Rio Grande do Norte.

Se você ainda não fez seu cadastro, é fácil, assista o vídeo e siga o passo a passo. Aproveite e ajude aqueles que não sabem utilizar as ferramentas digitais, contribua para a agilidade no processo de imunização contra a covid-19 no nosso município.

#Saúde 26/07/2021 SAÚDE Major Sales está promovendo a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador da Atenção Primária em Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales está promovendo a 1ª Semana de Saúde do Trabalhador da Atenção Primária em Saúde. A programação teve início na manhã de hoje, 26, oportunidade em que os profissionais de saúde foram acolhidos com apresentações musicais, dinâmicas e café da manhã. A ação aconteceu simultaneamente nas duas Unidades de Básicas de Saúde da zona urbana.

Durante a semana, os profissionais terão a oportunidade de participar conforme agendamento, das seguintes ações: auriculoterapia, avaliação fonoaudiológica, odontológica, massoterapia e ventosa, avaliação física e nutricional, revisão do calendário vacinal, testagem rápida para Hepatite B e C, HIV e Sifilis, exames de sangue, prevenção do colo uterino e de mama, cuidados pessoais e dinâmicas interativas.

A Semana do Trabalhador de Saúde, segue até o próximo dia 30 de julho nas Unidades Básicas de Saúde Erismina Carlos Fernandes e Antonio Fernandes Sobrinho, com a oferta de ações para cuidar de quem cuida o ano todo da nossa população.

#Saúde 23/07/2021 SAÚDE Prefeitura emite Decreto com flexibilzação de medidas restritivas e abertura gradual das atividades econômicas.
#Saúde 06/07/2021 SAÚDE Comitê Municipal de Enfretamento ao Coronavírus define novas medidas de prevenção e combate a covid-19.

A prefeita Maria Elce e a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma, se reuniram na manhã da última segunda-feira, 05, com o Comitê de Enfretamento ao Coronavírus. A delegação conta com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, Saúde, Vigilância Sanitária, Igrejas, Comércio e Segurança.

Com o aumento de casos positivos para covid-19 registrados nos últimos dias, o encontro tratou sobre as ações de prevenção e combate a pandemia no município de Major Sales.

Além das medidas já adotadas e que estão em vigor, o novo Decreto Municipal apresenta regras mais rígidas, a exemplo do toque de recolher de segunda a sábado das 20h às 05h e integralmente aos domingos e feriados. A Vigilância Sanitária com apoio da Polícia Militar intensificará a fiscalização na zona urbana e rural para o cumprimento das medidas de distanciamento e isolamento social, inclusive com a aplicação de multas em caso de desobediência.

Acompanhe o decreto no link disponível no rodapé desta postagem.

Assista a live informativa sobre a situação da covid-19 no município:

#Saúde 14/06/2021 SAÚDE Para avançar na vacinação contra covid-19, Saúde realiza o Arraiá da Imunização.

Para agilizar a vacinação e motivar a população, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 12, o Arraiá da Imunização, com a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 para lactantes, hipertensos de 50 a 59 anos, portadores de doenças cardiovasculares, portadores de doenças respiratórias e obesidade mórbida.

#Saúde 10/06/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales ultrapassa a marca de 1.600 doses de vacinas aplicadas.

Mais de 1.600 (mil e seiscentas) doses de vacina contra covid-19 já foram aplicadas no nosso município. 1.083 (mil e oitenta e três) majorsalenses já receberam a primeira dose e 545 (quinhentos e quarenta e cinco) estão imunizados com as duas doses. Com 4.062 (quatro mil e sessenta e dois) habitantes, Major Sales já vacinou um quarto da sua população.

Seguimos fortes no combate a pandemia. Nossa prioridade é proteger e salvar vidas

#Saúde 08/06/2021 SAÚDE Major Sales inicia vacinação contra covid-19 para os profissionais de educação.

Major Sales iniciou nesta terça-feira, 08, a vacinação contra covid-19 para os profissionais de educação. Nesta etapa, foram contemplados com a primeira dose da vacina, os profissionais do Centro Educacional Infantil São João Batista e da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

A ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

O momento foi marcado por emoção e manifestações de alegria e esperança na vacina. Os profissionais destacaram a importância da educação, da ciência e do SUS no desenvolvimento do imunizante que está salvando vidas e vencendo a guerra contra a covid-19, aproveitaram para alertar a população sobre a necessidade de se vacinar quando chegar a vez, pois a vacina é a única forma de prevenção e proteção.

#Saúde 02/06/2021 SAÚDE Saúde realizará dia "D" de intensificação da vacinação contra gripe.

Na próxima sexta-feira, 04 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará o dia "D" de intensificação da vacinação contra gripe. Os cidadãos que fazem parte dos grupos prioritários, e ainda não foram vacinados, deverão se direcionar a Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", no horário de 08h às 11h e de 13h às 16h, munidos do Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

Nesta etapa, podem receber a imunização: gestantes, puérperas, crianças de 05 meses a 06 anos de idade, professores e idosos a partir de 60 anos.

É necessário que respeite um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19. O imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado.

#Saúde 25/05/2021 SAÚDE Saúde realiza ações em alusão à Semana de Enfermagem

Reconhecendo a importância fundamental dos profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), a gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a Semana de Enfermagem com ações direcionadas aos profissionais que atuam na Atenção Básica.

A programação contou com momentos de interação, reflexão e capacitação, além de homenagens e sorteio de brindes.

#Saúde 19/05/2021 SAÚDE Saúde inicia vacina contra gripe para idosos e professores.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Imunização, iniciará a partir desta quinta-feira, 20, no horário de 08h às 11h e de 13h ás 16h, na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", a vacinação contra a gripe para idosos a partir de 60 anos de idade e professores. A imunização segue até o dia 08 de junho, sempre de segunda a sexta.

É necessário apresentar o
Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

#Saúde 13/05/2021 SAÚDE Major Sales está executando a campanha de vacinação contra a gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales está executando a campanha de vacinação contra a gripe. As gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos de idade já foram imunizadas.

A vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 16h00, mediante agendamento pelo telefone/whatsapp (84) 98151-7172. A medida foi tomada para evitar aglomeração.

A campanha da gripe começou com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid-19, as crianças de seis meses a cinco anos e gestantes foram vacinadas antes da população acima de 60 anos.

#Saúde 12/05/2021 SAÚDE Prefeitura segue entregando casas reformadas para a população.

A Prefeitura de Major Sales segue entregando casas reformadas para a população, por meio do Programa de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas. Nos últimos dias, três novas famílias receberam suas casas totalmente reformadas, garantindo mais comodidade e segurança para todos que nelas residem.

Nesta etapa, as obras somaram um valor de R$ 103.043,86 (cento e três mil, quarenta e três reais e oitenta e seis centavos), fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a FUNASA, beneficiando as famílias de Maria de Ivonete, Maria de Fátima e Maria Lúcia.

#Saúde 12/05/2021 SAÚDE Coordenadora da Atenção Básica participa de live informativa sobre a vacinação contra a covid-19.

O Assessor de Comunicação, Danilo Vidal, conversou na última segunda-feira, 10, com a Coordenadora da Atenção Básica, Eva Nalígia, sobre a Campanha de Vacinação contra a covid-19 no município de Major Sales. O bate papo transmitido ao vivo pela página da prefeitura no facebook, realizou um "raio x" geral sobre o desempenho da imunização no município, disponibilização de vacinas, protocolos seguidos, grupos prioritários e etapas do plano municipal.

#Saúde 11/05/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra a covid-19 para portadores de diabetes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, avança no plano de imunização contra a covid-19 e realizará nesta quarta-feira, 12, a vacinação das pessoas portadoras de diabetes (faixa etária de 18 a 59 anos).

A imunização acontecerá no horário de 08h às 11h na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes".

É necessário apresentar o cartão do diabético, cartão do SUS e CPF.

#Saúde 05/05/2021 SAÚDE Saúde realiza nesta semana a vacinação contra gripe para crianças de 02 e 03 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Municipal de Imunização, realizará nesta quinta e sexta, 06 e 07 de maio, a partir das 08h da manhã, na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", a vacinação contra a gripe para crianças na faixa etária de 02 e 03 anos de idade.

Acompanhe o cronograma:

Quinta-feira | 06 de maio
Crianças de 02 anos de idade

Sexta-feira | 04 de maio

Crianças de 02 anos de idade

No ato da vacinação é necessário apresentar o Cartão de Vacina e Cartão do SUS.

#Saúde 13/04/2021 SAÚDE Prefeitura entrega kits e fardamentos para os profissionais de saúde da Atenção Primária.

A Prefeitura de Major Sales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante todo o mês de março, reuniões com as equipes que compõem a Estratégia de Saúde da Família, ACS, ACE, NASF, Vigilância Sanitária, Farmácia Básica e demais serviços da Atenção Primária do Município. Nas reuniões foram discutidos pontos relevantes para melhoria da qualidade do atendimento e propostas de reorganização dos serviços que vem sendo prestados à população frente à pandemia do coronavírus.

Os encontros aconteceram de forma descentralizada para evitar aglomerações, na ocasião também foi feito o planejamento e atualização do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra o Covid-19.

A secretária de saúde, Ângela Wilma, entregou kits de trabalho para os profissionais da Atenção Básica, composto por fardamento, garrafinhas individuais para água, máscaras faciais personalizadas e agendas, além de novos equipamentos para verificação de pressão arterial (esfigmomanômetro) e protetores solares. De acordo com a gestora, a entrega desses kits já faz parte da programação anual e visa dar condições de trabalho aos profissionais para que possam atender com compromisso e respeitos a população.

#Saúde 13/04/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, deu início nesta segunda-feira, 12, a campanha de vacinação contra a gripe. Fazem parte do primeiro grupo prioritário, que será vacinado até o dia 10 de maio, as gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos de idade.

A imunização está acontecendo na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 10h30 e das 13h30 às 16h00, mediante agendamento pelo telefone/whatsapp (84) 98151-7172. A medida foi tomada para evitar aglomeração.

A campanha da gripe começa com inversão na ordem do grupo prioritário. Também por conta da pandemia, e da imunização de idosos contra a Covid-19, as crianças de seis meses a cinco anos e gestantes serão vacinadas antes da população acima de 60 anos.

#Saúde 29/03/2021 SAÚDE Secretária de Saúde de Major Sales é eleita diretora financeira da Comissão Executiva e Conselho Fiscal do Cosems-RN.

A secretária municipal de saúde de Major Sales, Ângela Wilma, foi eleita diretora financeira durante a eleição da nova Comissão Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN). A eleição foi realizada no último dia 17, durante a 1ª Assembleia Geral de 2021. O evento aconteceu de forma virtual por meio da plataforma Zoom - em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus - e contou com a participação de secretários municipais de saúde de todo Estado.

A 1ª Assembleia Geral foi conduzida pelo secretário executivo e presidente da comissão eleitoral, Sueldo Queiroz. Em virtude do registro de apenas uma chapa a nova Comissão Executiva e Conselho Fiscal do Cosems foram eleitos por aclamação.

"É uma honra fazer parte da Diretoria Executiva do COSEMS na condição de Diretoria Financeira, estou ciente da responsabilidade assumida junto a esse colegiado que vem lutando incansavelmente em prol da saúde dos municípios de nosso estado, e aproveito o ensejo para parabenizar toda a diretoria em nome da presidente Maria Eliza - secretária de saúde do município de Dr. Severiano, pela sua reeleição, desejo que conduza com êxito mais um biênio a frente do COSEMS/RN. ", disse Ângela Wilma.

#Saúde 26/03/2021 SAÚDE Saúde inicia vacinação contra covid-19 para idosos na faixa etária de 70 a 74 anos. O agendamento está sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde de cada área.
#Saúde 12/03/2021 SAÚDE 100% dos profissionais de saúde já estão imunizados contra covid-19 no município de Major Sales.

Todos os profissionais de saúde do município de Major Sales já estão imunizados contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 86 profissionais tomaram a 1ª e a 2ª dose da vacina coronaVac produzido pelo Instituto Butantan.

A imunização traz mais tranquilidade para aqueles que trabalham diariamente atendendo a população nos serviços de saúde.

#Saúde 11/03/2021 SAÚDE Dona Sebastiana de 87 anos, acamada, foi a primeira idosa do município de Major Sales a ser vacinada contra a covid-19.

Dona Sebastiana Carlos de Oliveira, de 87 anos, acamada, foi a primeira idosa do município de Major Sales a ser vacinada contra a covid-19.

A vacinação dos idosos acamados a partir dos 75 anos de idade, iniciou no dia 10 de fevereiro, logo após a aplicação da 1ª dose nos profissioais de saúde.

Para evitar o deslogamento, exposição dos idosos e aglomerações, a equipe de imunização está realizando a vacinação dos idosos de forma domiciliar.

#Saúde 11/03/2021 SAÚDE Major Sales já iniciou a vacinação contra covid-19 para idosos de 75 a 79 anos.

Os idosos na faixa etária de 75 a 79 anos já estão sendo vacinados contra a COVID-19 no município de Major Sales.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de imunização, está realizando a vacinação em domicílio para evitar o deslocamento e exposição dos idosos, bem como, possíveis aglomerações.

Para a vacinação contra a covid-19, é necessário que todos os cidadãos majorsalenses maiores de 18 anos, façam o cadastro pessoal no site RN+Vacina(https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br), plataforma construída por meio de uma parceria entre a SESAP/RN e UFRN, para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de imunização no Rio Grande do Norte.

É fácil! Aproveite e ajude aqueles que não sabem utilizar as ferramentas digitais, contribua para a agilidade no processo de imunização contra a covid-19 no nosso município.

#Saúde 12/02/2021 SAÚDE Vigilância Sanitária realiza trabalho educativo e vistoria em pontos comerciais.

A Vigilância Sanitária está realizando semanalmente vistoria nos pontos comerciais de Major Sales, em especial nos estabelecimentos que trabalham com alimentação. O trabalho consiste em orientar os populares para a manutenção dos protocolos de higiene e segurança, além de punir infrações.

Nesta semana a equipe realizou um trabalho educativo sobre o novo decreto editado pela Prefeitura Municipal que com medidas preventivas contra a Covid-19.

#Saúde 12/02/2021 SAÚDE Major Sales dará continuidade as ações da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adoslescência.

De 23 a 25 de fevereiro, Major Sales dará continuidade as ações da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência. As atividades acontecerão por meio de ações educativas presenciais e pelas redes sociais.

PROGRAMAÇÃO:

23/02 - Terça-feira

>> 10h - Vídeo Educativo: Como falar sobre sexualidade com os seus filhos.

- Responsáveis: Profissionais do CRAS.

- Transmissão: Redes sociais da Prefeitura de Major Sales.

>> 15h - Roda de Conversa: Gravidez na adolescência, riscos e prejuízos.

- Local: Clube de Idosos.

- Público Alvo: Adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

- Responsáveis: CRAS, SCFV e profissionais de saúde.

24/02 - Quarta-feira

>> 09h - Blitz Informativa: Prevenção se faz com educação.

- Local: Salas de aulas da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Público Alvo: Alunos do 9º Ano

- Responsáveis: Profissionais de saúde

25/02 - Quinta-feira

>> 09h - Dialogando com os pais: adolescência primeiro, gravidez depois.

- Local: Quadra de Esportes da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Público Alvo: Pais dos alunos do 9º Ano da Escola Municipal Antônio José da Rocha.

- Responsáveis: Profissionais de saúde e Conselho Tutelar

>> 16h - Vídeo: Juventude Consciente, respeitando as fases da vida.

- Responsáveis: Secretaria Municipal de Cultura e Pontinho de Cultura Tear Cultural.

- Transmissão: Redes sociais da Prefeitura de Major Sales.

#Saúde 11/02/2021 SAÚDE Covid-19: Major Sales inicia vacinação de idosos.


Major Sales iniciou na nesta quarta-feira, 10, a vacinação contra a COVID-19 para os idosos acamados com idade a partir dos 75 anos, conforme a prioridade 01 do Plano de Vacinação. A imunização está sendo realizada em domicílio para garantir maior comodidade e segurança.

A Secretaria Municipal de Saúde seguirá a vacinação durante toda a semana, obedecendo as prioridades determinadas pela SESAP/RN. É importante destacar que até o momento, o município recebeu apenas 40 doses do imunizante destinado aos idosos.

Acompanhe as prioridades:

Prioridade 1: acamados com 75 anos ou mais;
Prioridade 2: pessoas com 90 anos ou mais;
Prioridade 3: pessoas com 85 a 89 anos;
Prioridade 4: pessoas com 80 a 84 anos;
Prioridade 5: pessoas com 75 a 79 anos.

#Saúde 28/01/2021 SAÚDE Major Sales recebe segundo lote de vacinas contra a covid-19.

Major Sales recebeu o segundo lote da Coronavac. Desta vez, com 30 doses do imunizante para dar continuidade ao plano de vacinação contra a Covid-19 no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Major Sales, 100% dos profissionais de saúde da rede pública já foram imunizados. Agora a vacinação segue contemplando os profissionais de saúde da rede privada.

O próximo público prioritário serão os idosos acima de 75 anos de idade. A equipe do Centro Municipal de Imunização aguarda a chegada de mais doses para iniciar a nova fase da campanha.

#Saúde 21/01/2021 SAÚDE Major Sales inicia vacinação contra COVID-19.
#Saúde 20/01/2021 SAÚDE Major Sales recebe as primeiras doses da vacina contra a covid-19 | Assista a live informativa.

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 chegaram a Major Sales no início da tarde desta quarta-feira, 20. A comitiva com a vacina foi acolhida na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", pela prefeita Maria Elce, o presidente da Câmara de Vereadores, Idalgo Júnior, a secretária municipal de saúde, Ângela Wilma e profissionais de saúde.

As primeiras doses começarão a serem aplicadas a partir desta quinta-feira, 21. A cerimônia simbólica está prevista para às 07h da manhã.

Acompanhe a live informativa sobre a campanha de vacinação no município.

#Saúde 19/01/2021 SAÚDE Faça seu cadastro no site RN + VACINA, plataforma construída para gestão da vacinação contra a Covid-19.

Todos os cidadãos potiguares poderão fazer o seu cadastro pessoal no RN+Vacina, plataforma construída, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a Covid-19, no Rio Grande do Norte.

Para fazer o cadastro os cidadãos deverão acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br (link disponível no final desta matéria).

Através da plataforma, os usuários poderão informar sobre a sua participação em grupos de riscos e relatar a presença de comorbidades (obsidade, diabetes, hipertensão, entre outras). Uma vez realizado o cadastro, o cidadão terá acesso ao seu cartão de vacina virtual e receberá notificações quanto às orientações e prazos para o recebimento da vacina, dentro do calendário estabelecido nacionalmente.

#Saúde 19/01/2021 SAÚDE Prefeita visita Unidades Básicas de Saúde e realiza vistoria no Centro Municipal de Vacinação contra a covid-19.

A prefeita Maria Elce, acompanhada da secretária municipal de saúde, Angêla Wilma, visitaram nesta segunda-feira, 18, as Unidades Básicas de Saúde "Antônio Fernandes Sobrinho" e "Erismina Carlos Fernandes". A visita teve como objetivo avaliar a estrutura física e conversar com os profissionais e pacientes sobre o atendimento de saúde naquelas localidades.

A gestora está realizando uma série de visitas aos órgãos públicos municipais e conversando com funcionários e usuários para receber as demandas urgentes neste início de gestão.

Na Unidade Básica de Saúde "Erismina Carlos Fernandes", local onde já está instalado o Centro Municipal de Vacinação contra a covid-19, a prefeita vistoriou a sala de imunização e conversou com os técnicos de enfermagens que fazem parte da equipe responsável pela campanha no município.

A imunização da população majorsalense está prevista para começar na próxima quinta-feira, 21. A campanha seguirá o cronograma elaborado pelo Ministério da Saúde e o Plano Municipal de Vacinação. Na primeira fase da campanha, serão vacinados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à covid-19 e idosos acima de 75 anos de idade.

"Major Sales está pronta para iniciar a imunização da população, nossa equipe de saúde está capacitada, já elaborou todo o Plano Municipal de Vacinação, estamos com toda estrutura e logística organizada, aguardando tão somente a chegada da vacina", enfatizou a prefeita.

www.majorsales.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 09:44:36